Júpiter, o astro mais brilhante do céu nocturno de Novembro

Mapa celeste Funchal hoje às 22h

(Mapa celeste do Funchal para hoje às 22h)

Dos cinco planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vénus, Marte, Saturno e Júpiter; apenas um será fácil de identificar no céu nocturno de Novembro. Esse planeta é o colossal do nosso sistema solar, Júpiter.

Estará em destaque durante todo o mês por ter um brilho intenso e por estar presente desde o anoitecer até praticamente ao amanhecer. Se observarem no horizonte Este uma “estrela” muito brilhante ao início da noite, não é uma estrela! É Júpiter, o quarto astro mais brilhante do céu depois da Lua, Sol e Vénus. Note-se, apesar de Vénus ser o astro mais brilhante, este não estará presente no céu nocturno por ter ocaso depois do pôr-do-sol, concedendo assim o tal destaque a Júpiter.

Portanto, Júpiter será visível sobre o horizonte leste ao anoitecer, deslocando-se ao longo da noite para oeste. Durante a primeira quinzena do mês, poderá ser facilmente localizado nas proximidades da Lua. O facto de Júpiter estar mais brilhante do que o habitual, deve-se ao facto da sua órbita estar mais próxima da Terra (esta aproximação voltará a acontecer em 2022).

Eis uma aplicação com o mapa celeste para a região do Funchal. Toca explorar!

http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=32.633&lng=-16.900&alt=0&loc=Funchal&TZ=PWT&SL=1&SN=1&BW=0&SZ=600

telefon dinleme
Facebook FanBox
Facebook Fanbox 1.5.x.0